O projeto Movimentarte, desenvolvido pela professora de dança Flora Bitancourt, tem o intuito de levar a dança para as pessoas com Síndrome de Down. A partir dos estudos, os alunos vivem o aprimoramento da consciência corporal e o equilíbrio mental. O projeto divulga e difunde a prática da dança através de aulas, palestras, oficinas e workshops para mostrar a importância da Dançaterapia no desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual. Visa promover todos os benefícios derivados da vivência da arte, buscando, acima de tudo, a autoafirmação e valorização da autoestima dos alunos participantes.
“A dança conecta as pessoas com elas mesmas, entra no lugar do inconsciente. Na primeira aula, já senti o quanto a minha energia, o meu amor e a minha identificação neste trabalho faziam diferença na vida deles. O resultado é incontestável. Alunos que eram introvertidos e não falavam, passaram a namorar, melhorar as amizade e até a melhorar no âmbito escolar por passarem a ter consciência do corpo. É uma pratica que desenvolve a sensibilidade, sociabilidade e criatividade. Estou na luta em busca de patrocinadores. Quem banca as oficinas são os pais, mas a minha ideia é que seja gratuita para todos”, comenta Flora.
O projeto Movimentarte realiza aulas semanais, buscando desenvolver todos os benefícios derivados da dança e contribuir para que o aluno possa ampliar sua capacidade de aproveitamento dos demais processos pedagógicos, visando uma formação integrada e humana. Desde 2011, o projeto é ministrado em São Paulo, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (Adid). As matrículas são feitas na Adid. Acesse o site do Movimentarte para mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário